Instagram Twitter Facebook Youtube O QUE VOCÊ PROCURA?
Sushi de Arroz Integral Broto Legal

A culinária japonesa não é unanimidade, mas conquistou muitos brasileiros. Há vários restaurantes japoneses espalhados pelo país, além de ser uma comida saudável e consumida até mesmo por esportistas.

Porém, nem sempre é possível ir a um restaurante provar. Por conta disso, o Vida Saudável de hoje traz uma receita de um prato que tem quase 200 anos, mas segue fazendo a alegria de jovens e adultos: o sushi. No nosso caso trata-se do Sushi de Arroz Integral Broto Legal. Um alimento que possui baixas taxas de gordura, altas taxas de proteína, carboidratos, vitaminas e minerais, e que você pode fazer aí na sua casa.

Confira abaixo como fazer.

 

Ingredientes

 

- 2/3 xíc. de arroz integral Broto Legal

- 1 xíc. de água

- 2 colheres (chá) de molho de soja

- 2 colheres (sopa) de vinagre para sushi

- 1 colher (chá) de wasabi em pó

- 1 colher (chá) de água

- 2 folhas de alga nori

- ½ pepino japonês, descascado, sem sementes, cortado em palitos

- ½ cenoura, descascada, cortada em palitos

- ½ abacate firme

- ½ xíc. de brotos de bambu, sem raiz (ou outro)

- molho de soja, para servir

- gari (gengibre em conserva)

 

 

Modo de Preparo

Enxágüe bem o arroz e leve ao fogo com 1 xícara de água e 1 colher (chá) de shoyu. Após a fervura, baixe o fogo e deixe cozinhar tampado, até a água ser absorvida e os grãos ficarem macios. Tire do fogo e deixe o arroz descansar, ainda com a tampa, por 10 minutos. Enquanto isso, misture o vinagre e 1 colher (chá) de shoyu.

 

Coloque o arroz em uma tigela grande e molhe com a mistura de vinagre e shoyu, misturando delicadamente com uma colher grande. Esfrie o arroz, mexendo de vez em quando, por uns 15 minutos.

 

Misture o wasabi e 1 colher de água, para formar uma pasta. Deixe descansar ao menos 15 min.

 

Disponha sobre a mesa a esteira para enrolar o sushi. Coloque sobre a esteira uma folha de alga (o lado brilhante para baixo).

 

Com os dedos úmidos, espalhe delicadamente metade do arroz sobre a folha de nori, deixando uma borda final de 4,5 cm. Disponha metade do pepino, transversalmente, começando a 2,5 cm da borda inicial. A seguir, disponha da mesma forma os palitos de cenoura.

 

Retire a polpa do abacate e corte em fatias longitudinais. Disponha as fatias finas de abacate, logo a seguir da cenoura. Faça o mesmo com o broto, deixando alguns irem além das bordas.

 

Comece pela borda mais próxima de você, levantando a esteirinha com os polegares, segurando o recheio com os dedos, e dobre a esteira, para que as bordas superiores e inferiores se encontrem.

 

Aperte delicada, mas firmemente ao longo do rolo, puxando a borda da esteira mais distante de você, para apertar bem (a borda da alga ainda fica sobre a esteira). Abra a esteira e escorregue o rolo para selar a borda da alga (a própria umidade do arroz colará a borda).

 

Passe o rolo para uma tábua de corte, com borda selada para baixo. Faça o segundo rolo da mesma forma. Corte os rolos em seis peças, com uma faca bem afiada, a lâmina molhada. Sirva com pasta de wasabi, shoyu e gengibre.

 

Sobre a receita
Outras receitas