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Vida Saudável

Muito além do feijão: invista no arroz com outras combinações e turbine sua alimentação

Arroz com feijão. Sim, é claro que essa tradicional combinação agrada muito os paladares de todos nós, mas ela não precisa ser repetida todos os dias. Tão bom quanto comer é dar uma incrementada nas refeições, em prol da qualidade da nossa alimentação. E, para isso, o arroz é perfeito! Afinal, se encaixa como poucos nas mais diversas receitas e composições!
 
Fonte de carboidrato e proteínas, o arroz tem diversas variações, mas o índice calórico é quase sempre o mesmo, apenas seus benefícios nutricionais são diferentes. As combinações do arroz com outras leguminosas (feijão, lentilha e etc.) ou legumes (cenoura, brócolis e etc.) fornecem proteínas completas para o organismo e reforçam a imunidade. Confira algumas combinações perfeitas para acompanhar e deixar o nosso prato de arroz ainda mais saboroso:
 
Arroz + leguminosas
É a combinação perfeita de aminoácidos, essenciais para o organismo, que juntos reparam tecidos do corpo. Na união com o feijão, por exemplo, o arroz colabora com o aminoácido metionina e o feijão com a lisina. Juntos eles formam uma proteína de alto valor biológico. Outra leguminosa que vai muito bem com o cereal é a lentilha, que ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas, já que é ótima para baixar o colesterol. Além disso, é rica em vitaminas do complexo B, que são importantes para o funcionamento do sistema nervoso, imunológico e digestivo. 
 
Arroz + vegetais
Cozinhe o arroz integral com cenoura, brócolis e abobrinha. Seu arroz ficará muito saboroso e cheio de nutrientes. 
 
Arroz integral + ovo cozido + brócolis
O ovo é rico em vitaminas, como o colina, que ajudam no desempenho cognitivo. O arroz é rico em magnésio e fibras e o brócolis é um vegetal ótimo para o coração, para pressão arterial, e beneficia a pele e o sistema imunológico.