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Vida Saudável

Começou o ano na correria? Confira dicas para se alimentar bem mesmo com a rotina agitada

Se você já começou o ano com diversos compromissos e afazeres, já percebeu que manter uma alimentação saudável em meio a tanta agitação é difícil. Mas não precisa ser assim. Com algumas dicas simples, dá para ficar com o corpo em forma e a saúde em dia.

Café da manhã: parece clichê, mas pular o café da manhã, definitivamente, não é uma boa ideia. Começar o dia com um café da manhã saudável é essencial para restaurar os níveis de açúcar no sangue após o jejum que fazemos durante o sono. Se você pular essa etapa, terá uma baixa nos níveis de açúcar no sangue logo cedo, diminuindo o humor, a energia e a concentração. Seu metabolismo também irá trabalhar mais devagar, o que significa que seu corpo não irá queimar calorias de forma eficiente. O ideal é ingerir uma refeição que contenha carboidratos de digestão lenta e proteínas para ter energia de manhã. Mingau, cereais, ovos, pães ou torradas integrais são boas opções.

Beba bastante líquido: sabe aquela garrafinha de água? Ela será sua maior companheira do dia. A quantidade, porém, depende de vários fatores, incluindo se a pessoa pratica atividades físicas e se o tempo está muito quente. Para saber se você está tomando líquido suficiente, basta verificar a cor do seu xixi: ele está claro? Então, você está bem hidratada.
 
Congele refeições: procure preparar comidas saudáveis e congele. Essa é uma ótima maneira de garantir que você terá refeições nutritivas em casa sempre que bater a fome. 
 
Opte por gorduras saudáveis: gorduras saudáveis são essenciais. Elas são usadas para produzir hormônios que nos ajudam a lidar com o estresse. Azeite, alimentos integrais, abacate, azeitonas, ovos e sementes de chia são grandes fontes.
 
Escolha o lanche certo: um lanche preenche a lacuna entre refeições e ajuda a manter a energia no corpo ao longo do dia. Opte por um mix de carboidrato, proteína e gordura saudável, pois eles irão desacelerar sua digestão e você ficará satisfeita por mais tempo.
 
Adicione cor à sua alimentação: tente ingerir diferentes cores de frutas e vegetais ao longo do dia para garantir que você irá consumir vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais. Coma uma porção de mais ou menos 80 gramas a cada refeição.