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Vida Saudável

Veja como manter uma alimentação saudável em pleno verão

Com a chegada do verão, muitas pessoas se apressam para entrar em forma e obter o corpo desejado. Isso faz com que loucuras na dieta alimentar sejam feitas em busca de um milagre, o que é um grande erro. Durante a estação mais quente do ano, os cuidados com a saúde devem ser redobrados, uma vez que o clima propicia também maior desgaste ao organismo pelas altas temperaturas, desidratação, exposição solar e enfraquecimento do sistema imunológico. Por isso, vale a pena:
 
Não substituir as refeições
A troca de refeições por sucos, sopas ou shakes não oferece à mente e ao corpo a sensação de real saciedade, que é estimulada também pelo processo de mastigação dos alimentos, momento em que ocorre a liberação de hormônios que lhe farão sentir-se satisfeito e com a sensação de que se alimentou.
Além disso, substituir uma refeição não é possível por muito tempo, por mais esforço que haja. Isso porque o corpo sentirá falta de nutrientes e vitaminas que são essenciais à saúde e não são supridas apenas por essas fontes. Assim, não é um método duradouro.
 
Hidratar-se 
Nosso corpo é formado de 70% de água. E quando uma pessoa chega à desidratação, é porque não tem hábito de se hidratar regularmente e, possivelmente, não tem uma alimentação rica em vegetais e frutas.
O consumo dos alimentos essenciais (verduras, frutas, legumes, cereais integrais) na forma de sopas, sucos e vitaminas pode contribuir para a hidratação e fornecer nutrientes importantes para a saúde, como carboidratos, vitaminas e minerais. E é essencial beber cerca de 2 litros de água diariamente.
 
Potencializar o cardápio 
É importante o consumo de vitamina C para combater os radicais livres que aceleram o envelhecimento celular, da vitamina E, que atua de forma sinérgica com a vitamina C na pele, e de ômega 3, responsável por manter a hidratação da pele e tem ação anti-inflamatória.
É essencial também uma dieta que contenha polifenóis, presentes no caqui e no chá verde, que aumentam a resistência da pele contra os raios solares. Além, é claro, dos alimentos que são ricos em fito nutrientes com ação foto protetora como, por exemplo, a luteína presente no espinafre.