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Vida Saudável

Conheça o valor nutricional dos pratos mais presentes na mesa do brasileiro

Segundo a última Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), feita pelo IBGE nos anos de 2008 e 2009, entre os alimentos mais consumidos diariamente no Brasil estão o arroz (84,0%), o feijão (72,8%) e a carne bovina (48,7%). Mas você sabe o valor nutricional de cada um deles? Confira a seguir: 
 
Arroz e Feijão
A combinação desses dois ingredientes é bastante nutritiva. Isso porque o arroz é um cereal, fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, que tem uma baixa capacidade de elevar o açúcar do sangue e, na prática, sacia mais do que um alimento de alto índice glicêmico, como um salgadinho, por exemplo. Já o feijão é uma leguminosa rica em fibras, proteínas e minerais como o ferro, que fortalece o sistema imunológico e dá disposição. 
 
Mas como tudo que é bom pode ficar ainda melhor, uma opção para deixar o cardápio ainda mais saudável é optar pelo arroz integral, polido ou parboilizado, que tem mais fibras e vitaminas do que o arroz branco. As fibras “incham” ao cair no estômago, provocando uma sensação de saciedade, responsável por fazer com que a fome passe. Além disso, a fibra tem outro benefício: para ser digerida e excretada, ela precisa se ligar a uma molécula de gordura. Em outras palavras, ela só vai embora do organismo se estiver acompanhada de uma gordura o que, na prática, ajuda no emagrecimento. Já no caso do feijão, vale a pena colocar no molho temperos como alho, cebola ou manjericão, evitando carnes industrializadas, como bacon e linguiça, assim como temperos industrializados. 
 
Carnes 
Presente todos os dias para quase metade da população do Brasil (48,7%), a carne é rica em proteína, o que favorece o crescimento de músculos. A vermelha tem bastante ferro, zinco e vitamina B12, mas tem mais gordura do que os outros tipos de carne. O ideal é variarmos entre gado, frango, peixe e porco, sempre com a prioridade para cortes magros e nas versões grelhada ou assada. O frango é queridinho porque a gordura pode ser evitada.  
Para reduzir a quantidade de óleo e sal, uma dica é preparar com quantidades generosas de cebola, alho, louro, salsinha, cebolinha, pimenta, coentro e outros temperos naturais.