Instagram Twitter Facebook Youtube O QUE VOCÊ PROCURA?

Vida Saudável

De olho no cardápio: confira os alimentos aliados da saúde do homem

Já falamos por aqui sobre alguns alimentos que contribuem positivamente para a saúde das mulheres em suas diversas fases. Mas aproveitando o gancho da campanha “Novembro Azul”  contra o câncer de próstata, resolvemos falar um pouco sobre como a alimentação pode ajudar os homens a ter mais disposição e a prevenir algumas doenças. Conheça seis alimentos indispensáveis:
 
Azeite de oliva: rico em ácidos graxos monoinsaturados, o consumo moderado de azeite ajuda a manter os níveis de colesterol total dentro dos limites normais e a aumentar os níveis do HDL (o colesterol bom). O colesterol elevado é um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que acometem mais homens do que mulheres.
 
Frutas oleaginosas: fontes de ômega 3, as castanhas, amêndoas e nozes auxiliam na redução da pressão arterial, diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue. A taxa de triglicérides elevada e a hipertensão também são fatores de risco para doenças cardiovasculares.
 
Aveia: rica em fibra solúvel, ela ajuda a melhorar a intolerância a glicose e auxilia no controle do diabetes tipo 2, uma das causas da impotência sexual masculina. Outras fontes de fibras solúveis são: feijão, lentilha e maçã.
 
Tomate: o licopeno presente no tomate pode diminuir em 35% os riscos de câncer da próstata, segundo estudo realizado na Universidade de Harvard. O licopeno pode ser encontrado também nas frutas de coloração vermelha.
 
Vegetais verdes: brócolis, espinafre, almeirão e rúcula são exemplos de vegetais verdes ricos em vitamina E, que é um poderoso antioxidante.
 
Carnes magras: de maneira geral, as carnes são fontes de proteína responsáveis também por formar o colágeno e queratina dando assim, força aos seus cabelos, prevenindo contra a queda de cabelo e a calvície. As carnes mais magras, como peixe, frango sem pele ou mesmo carnes bovinas sem gordura aparente, são as mais indicadas.
 
Além da alimentação, outros fatores vão contribuir para o bem-estar e saúde dos homens, como praticar atividades físicas regularmente, diminuir os níveis de estresse, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o cigarro.