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Vida Saudável

Branco, parboilizado, integral... Conheça as características de cada tipo de arroz

 Ele é um dos cereais mais produzidos e consumidos em todo o mundo, sobretudo entre a população brasileira. Sim, o arroz é #oSegredoDaReceita da maior parte das nossas refeições. Alimento de fácil digestão, ele também é uma excelente fonte energética, devido à alta concentração de carboidratos na forma de amido, proteínas (5 a 13%) e baixo teor de lipídios. Como você já sabe, há vários tipos de arroz e cada um possui uma qualidade específica, seja em relação ao valor nutritivo ou ao sabor. Conheça as principais variedades.


Arroz polido ou branco: fonte de carboidratos e proteínas. É caracterizado por grãos longos e finos (agulhinha) que passam por processo de descascamento e polimento, além de ser o “queridinho” dos brasileiros. 

Arroz integral: fonte de carboidratos, proteínas, lipídeos, fibras, vitaminas do complexo B, minerais e compostos fenólicos. Apresenta aparência mais escura devido à presença da camada de farelo e do germe.

Arroz parboilizado: fonte de carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e minerais. Também é conhecido como arroz malekizado, amarelão, amarelo e macerado. Apresenta uma cor amarelada e odor mais forte. É rico em vitamina B1 (tiamina).

Arroz selvagem: rico em nutrientes, pouco calórico, geralmente utilizado em misturas com o arroz branco. Também conhecido como zizania ou grão de água, foi o alimento básico dos índios Chippewa. Grão de maior comprimento e cor escura, cresce de forma selvagem e natural em pequenas produções nas margens dos grandes lagos da América do Norte.
 
Arroz arbório: variedade italiana que apresenta elevada quantidade de amido. Ideal para preparações cremosas, como os risotos.

Arroz basmati: originário da Índia e Paquistão, possui grãos longos, superfinos, brancura e aroma agradável de sândalo.

Arroz cateto ou japonês: grão curto e arredondado. Tem grande capacidade aglutinadora e seu uso é bastante popular na cozinha japonesa e no preparo de sushi.

Arroz de jasmine: conhecido como arroz tailandês, possui grãos bem brancos, longos e aromáticos. Os grãos se aglutinam quando cozidos.
 
Arroz negro/preto: cultivado na China há mais de quatro mil anos. É mais nutritivo, possui menor teor de gorduras, mais fibras e proteínas, além de ser muito rico em antocianina /compostos fenólicos com ação antioxidante e conter cobalto, vitaminas A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido nicotínico, ácido pantatênico, provitaminas C e E.