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Vida Saudável

Pintou anemia por aí? Veja como combatê-la com a ajuda da alimentação

 A anemia é um problema de saúde comum. Ela acontece, geralmente, pela diminuição do número das proteínas do sangue chamadas de hemoglobinas, que são responsáveis por levar oxigênio para as células. Por isso, pode causar cansaço, desânimo, falta de força, indisposição e mal-estar. Você, provavelmente, já sabia disso, mas a novidade é que alguns itens do cardápio podem ajudar no combate da doença. Olha só! 

 
Carne 
A carne vermelha é um dos principais responsáveis pela fabricação da hemoglobina do sangue por ser rica em ferro. Para potencializar a produção de hemoglobina, vale a pena consumir fígado, que é o corte com maior concentração de ferro.
 
Semente de amaranto
A semente de amaranto, por possuir alta taxa de ferro e baixa concentração de glúten, também é uma ótima opção para os vegetarianos e veganos. A dica é substituir a carne pela semente de amaranto e aproveitar os benefícios que ela também garante à digestão.
 
Goji Berry 
A famosa frutinha Goji Berry é outra opção. Ela é rica em vitamina C, que é responsável por facilitar a absorção do ferro no organismo. Portanto, se quiser potencializar a produção de hemoglobina, e diminuir os efeitos colaterais da anemia, combine alimentos com alta concentração de vitamina C com outros ricos em ferro.
 
Espinafre 
No cardápio contra a anemia, o espinafre também não pode faltar. Sua alta concentração de ácido fólico é responsável pela manutenção das células, o que ajuda a manter o metabolismo celular a todo vapor, inclusive a produção de hemoglobina. Além do espinafre, pode-se consumir agrião, brócolis, couve e escarola para conseguir o mesmo resultado.
 
Castanhas 
As castanhas também são um alimento bastante completo. Elas são ricas em ácidos graxos, zinco e ferro. Os ácidos graxos reforçam a imunidade e a energia do organismo. Já o ferro, contribui diretamente para a produção de hemoglobina, como já sabemos. Agora o zinco é responsável para fortalecer o sistema imunológico.