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Vida Saudável

Combinar alimentos saudáveis traz mais benefícios para a saúde

Dizer que a alimentação saudável é um dos segredos para manter a qualidade de vida lá em cima não é mais novidade para ninguém.

 
Mas você sabia que alguns alimentos, quando combinados com outros, podem potencializar ainda mais os benefícios para o corpo e até ajudar no tratamento de doenças? Isso porque, ao ingerirmos combinações alimentares saudáveis, promovemos uma maior absorção de nutrientes pelo nosso organismo. 
 
Um bom exemplo disso é o molho de tomate aquecido com azeite. Essa mistura ajuda a diminuir o colesterol porque o licopeno do molho de tomate é mais bem absorvido e aproveitado pelo organismo quando aquecido e ingerido junto com uma fonte de gordura monoinsaturada, como o azeite.
 
Já para melhorar a função intestinal, uma combinação interessante é o mamão papaya com chia, linhaça ou aveia. O mamão possui papaína, que ajuda na digestão, além de ser mais bem digerido com os outros alimentos que contêm fibras, substâncias que melhoram a absorção dos nutrientes e o funcionamento do intestino. Além disso, as fibras ajudam a aumentar a sensação de saciedade e, quando combinadas com antioxidantes como a vitamina C, têm maior eficiência. Uma combinação que traz esses benefícios e ainda ajuda a emagrecer é o abacate com limão (rico em vitamina C) e aveia (fibras).
 
O limão também aumenta a absorção de catequinas, antioxidantes que protegem as células e aumentam a imunidade. O peixe branco, por sua vez, possui essas substâncias e, quando consumido com limão, diminui o risco de câncer e derrames.
 
Veja abaixo mais combinações e receitas que fazem bem à saúde:
 
  • Prevenção da osteoporose: semente de melão triturada com sucos, sopas ou feijão com arroz. O cálcio da semente de melão pode enriquecer essas preparações, ajudando também no crescimento de crianças.
  • Aumento da saciedade: arroz integral, fonte de fibra, com cúrcuma ou açafrão, que têm poder anti-inflamatório. Essa mistura ajuda na saciedade e tem alto poder antioxidante. O açafrão deve ser adicionado ao arroz no final da preparação.
  • Melhora do humor: banana com canela, aveia e castanhas picadas.
  • Aumento da imunidade: suco com 4 cenouras grandes, sem pontas e cortadas em pedaços grossos, mais 2 limões descascados e sem sementes, cortados em quatro, mais 1 colher de sopa de óleo de linhaça, mais 1 copo de suco de uva integral.