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Vida Saudável

Veja como usar o azeite de oliva a favor da sua dieta

Quando o assunto é dieta, não tem jeito: ter uma alimentação balanceada, composta por ingredientes saudáveis, é fundamental. Mas sabia que algumas substituições inteligentes podem ajudar quem busca uma dieta equilibrada?  O azeite de oliva, por exemplo, pode entrar no lugar do óleo de soja e se tornar um grande aliado graças à sua concentração de ácido oleico, uma substância que aumenta a sensação de saciedade e faz com que a gente sinta não sinta a necessidade de comer muito ao longo do dia.

Além de contribuir com a perda de peso, pela questão da saciedade, o consumo de azeite de oliva também ajuda na diminuição da gordura abdominal. Um estudo realizado e divulgado pela Diabetes Care, uma revista científica dos Estados Unidos, demonstrou que a ingestão de gordura monoinsaturada (encontrada nesse tipo de azeite) faz com que a gordura corporal seja distribuída de forma diferente, ficando menos acumulada na região abdominal. Porém, ele não deve ser usado no preparo de frituras, porque quando ele é submetido a temperaturas muito altas, pode perder boa parte das suas propriedades e benefícios.
 
Na dieta, a recomendação é a de que uma pessoa adulta consuma duas colheres (sopa) de azeite por dia para temperar saladas e carnes antes do cozimento. Mais do que isso pode provocar o efeito contrário do esperado, porque ele não deixa de ser calórico. O azeite de oliva extra virgem é o mais indicado, pois seu nível de acidez é mais baixo, a concentração de vitamina E é maior e a quantidade de substâncias antioxidantes também.