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Vida Saudável

ALIMENTAÇÃO LEGAL NA TERCEIRA IDADE

Ah, a idade...Quando ela vai avançando é hora de redobrar a atenção à saúde. A partir dos 65 anos, o organismo passa por mudanças hormonais e metabólicas que influenciam no dia a dia, afetando o olfato, o paladar e a visão, resultando, entre outros fatores, na redução da produção de saliva e dificuldade na mastigação. Como melhorar isso? Confira as nossas #dicaslegais.
 
 
1- Consuma mais feijão, já que o grão é essencial para a “melhor idade”, devido à sua grande quantidade de proteína que fornece a energia necessária para quem já passou dos 60. Junto com o arroz branco a combinação é perfeita!
 
2- Cereais (arroz, milho, trigo, etc), tubérculos(batata, mandioca), legumes e verduras devem integrar o cardápio todos os dias. Da mesma maneira, é preciso não pular as refeições e mastigar bem os alimentos

3- Se a dificuldade é a mastigação, a dica é amassar ou até mesmo triturar todos os alimentos.
 
4- Sal, refrigerantes, bebidas alcoólicas, cigarros e produtos industrializados como bolachas e doces devem ser evitados.
 
5- Água, água e água. Os idosos costumam apresentar menos água no corpo (cerca de 20% a menos), por isso é preciso prestar atenção redobrada à hidratação. A falta de água compromete ,e muito, o bom funcionamento do organismo.
 
6- Óleos e manteigas devem ser limitados à uma única porção diária. Já os leites, seus derivados e carnes podem compor 3 porções. 
 
7- É necessário praticar pelo menos 30 minutos de atividade física por dia. Pode ser atividades leves, mas é preciso movimentar o corpo