Instagram Twitter Facebook Youtube O QUE VOCÊ PROCURA?

Vida Saudável

Culinária é tradição e conta um pouco da nossa própria história.

 De pai pra filho, de geração para geração. Culinária é um fio delicado que liga nosso presente ao passado e ajuda a montar um pouco do quebra-cabeça que explica nossa história.
Se olharmos, mesmo que de forma superficial, para a história da humanidade, conseguimos entender costumes, tradições e, principalmente, o papel da alimentação na evolução da nossa espécie.


Acontece que com o passar do tempo, com as facilidades que a indústria alimentícia proporciona, muitas das tradições que eram passadas de família para família se perderam, dando lugar a alimentos industrializados, com baixo valor nutricional e altas calorias.
Pensando nesse passado valioso, nesse fio da memória, a historiadora Débora de Oliveira se debruçou por mais de 3 anos sobre os mais variados períodos da história. Seus estudos deram origem a um livro fundamental para a compreensão do papel da culinária no estabelecimento das nossas tradições: "Dos Cadernos de Receitas às Receitas de Latinha - Indústria e Tradição Culinária no Brasil (Senac).


Sua própria história familiar motivou suas pesquisas e o ponto de partida foi justamente o fato de que a vida na cozinha e as anotações culinárias são reflexos do momento histórico em questão.
Em um país como o nosso, fruto da miscigenação, a mistura de costumes europeus e indígenas está no cerne de tudo. Dos escravos aos palácios, passando por ingredientes nativos ou importados. O grande caldeirão de raças do Brasil define as rotas que fizeram o maior país da América do Sul ser uma referência internacional de sabores e aromas.


Outro ponto que Débora ressalta é o avanço tecnológico como vetor de nossas possibilidades a serem exploradas. As latinhas que passaram a incorporar receitas nos rótulos levando diretamente para os microondas que trouxe praticidade e velocidade para o dia a dia dos cozinheiros de plantão.


No fundo o que mantém tão vivo nosso apego à receitas seculares é aquele sabor de infância que permanece intacto, aquele fiapo de memória capaz de nos transportar diretamente para cozinhas com fogão à lenha e receitas tão tradicionais quanto inesquecíveis.
Preserve a memória que vive dentro das suas receitas de família.