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Vida Saudável

Dieta vegetariana - Encontrar o equilíbrio é fundamental

Massas, legumes e pães são muito importantes. Mas não só isso!

 
Milenar, a dieta vegetariana pode trazer muitos benefícios a quem se dispõe a segui-la mas, como toda mudança de hábitos, exige atenção e adequações para evitar prejuízos à saúde.
 
Para que a dieta vegetariana não cause prejuízos à saúde, alguns nutrientes devem receber atenção especial: cálcio, ferro e vitamina B12, principalmente. 
 
Uma aposta certa para evitar a perda de cálcio é investir em vegetais verde-escuros, gergelim, tofu e bebidas à base de soja enriquecidas com cálcio.
 
Já entre os aliados que contribuem com o ferro, aposte nos vegetais verde-escuros, como brócolis, espinafre, agrião, couve e almeirão, além de leguminosas como feijão, soja, lentilha e ervilha. Para contribuir na absorção de ferro, consuma alguma fruta cítrica como laranja, por exemplo. 
 
Como muitos já sabem, o vegetarianismo não é sinônimo de uma alimentação menos diversificada ou pobre em nutrientes. As possibilidades são enormes, inclusive proporcionando alta ingestão de antioxidantes e fibras.
 
Tudo isso combinado ainda ajuda a prevenir doenças crônicas como diabetes, pressão alta e colesterol alto.
 
Para encerrar, nunca é demais lembrar que a dupla imbatível da culinária brasileira é fundamental. Arroz e feijão não podem faltar e todas as suas variáveis são deliciosas também: integral, feijão preto, etc.